quarta-feira, 12 de maio de 2010

Manobras (Bunny e Manual)

Considerações:


Agora que eu já falei bastante e contei um monte de abobrinha sobre a minha vida ciclística, acho que está mais do que na hora de entrar de verdade no assunto do blog. Além de um especial sobre "tribos urbanas" que estou organizando, vou explicar algumas coisas do mundo das bikes. ;)


As Manobras:


Bom, existem inúmeras manobras com nomes peculiares, dependendo da quantidade de movimentos e/ou de sua variedade. Eu não sei e nem conheço todas, claro, mas consigo listar algumas.

As básicas, para começar a festa sobre rodas, são o Manual e o Bunnyhop (ou Bob, de acordo com a ordem do pulo). Aí temos o Tail Whip, Fake, Backflip, 180º e 360º, e muitas outras variantes. Aqui vou falar das duas básicas, para quem quisar ter uma noção, e quem sabe até praticar na garagem de casa.


Grau Manual:


Você provavelmente já deve ter ouvido falar no Grau. Eu, por exemplo, já cansei de ouvir uns ciclistas gritando "Puxa no Grau!" quando eu ultrapasso ou me aproximo. É quase a mesma coisa. Quase.

O Princípio é o mesmo. Tomando como exemplo uma bike DownHill, o ciclista faz uma pressão para baixo com a suspensão, causando um impulso para cima. Assim, a roda da frente se ergue, fazendo você "puxar no grau". No Manual, a bike está andando, mas sem pedalar como os "meninos do grau".

Se quiser aprender direitinho, veja:



Bunny Hop e Bob:

Eu demorei (e muito) para aprender a sair do chão. Ficava puto com minha incapacidade, mas nada que muito treino não resolvesse. Pelo que me foi transmitido, o Bob é um pulo com as duas rodas ao mesmo tempo, e o Bunny é o salto com a roda da frente seguida pela de trás.

É o básico para pular calçadas, degraus, obstáculos, montanhas e outros objetos que dá para enxer com água. O ideal seria aprender o Manual para depois partir pro Bunny Hop, pois só será necessário aprender a tirar a roda traseira do chão.

Esse vídeo foi muito útil para ter uma noção de como o Bunny Hop funciona:



Agora meu próximo passo será o "BunnyHop Manual". Até 2012 quem sabe eu já não esteja pulando mais do que esse cara:


Bom, por enquanto é só.

Se tiver alguma sugestão, reclamação, crítica, elogio ou ofensa, por favor diga no Mural recém-inaugurado aqui no blog ;D

E sigam-me no Twitter! @aleeemartins

Témais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário