sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ciclovia na Marginal Pinheiros será inaugurada Sábado!

Finalmente mais um sonho será realizado: Sair de casa, na Vila Nova Cachoeirinha, e pedalar por toda a extensão da Marginal Pinheiros. E, o melhor, sem perigo de morrer ou de perder o celular!

Não sei quantas vezes pedalei pela Marginal Tietê inteira, e posso dizer na ordem oeste-leste todas as pontes que cortam o rio. Certos pontos são extremamente perigosos, além de a marginal ter uma calçada toda esburacada e às vezes coberta por grama alta. Não dá para andar na local e muito menos na expressa (não que eu nunca tenha andado), então a melhor, digo, a menos pior alternativa seria pela calçada.

O lugar mais divertido pra pedalar na Marginal Tietê é a concluência do rio Tamanduateí. Nessa parte só tem pista expressa (a não ser que o ciclista queira atravessar uma ponte láá no fim do horizonte da Avenida do Estado). Mas isso não vem ao caso do assunto principal.

Eu até cheguei a traçar uma rota para o autódromo de Interlagos, entre Socorro e a Cidade Dutra. Deu 70 Km ida e volta (2Km a menos do meu máximo), mas com o recente rolê desventurado, olhei para o mapa e os arredores entre o Ibirapuera e o Autódromo, e pensei seriamente em pisar por aqueles lados novamente. Mas não será um punhado de Filhos da Puta expalhados pela Capital que vai me trancar em casa, num eterno trauma na minha satisfação e prazer em explorar novas fronteiras de bike.

Essa ciclovia vai, por enquanto, preencher as áreas entre o fim da Marginal Pinheiros (quaase em interlagos) e a estação Vila Olímpia, no distrito do Itaim Bibi. O projeto vai até o Parque Villa Lobos, no distrito do Alto de Pinheiros. Pra minha pessoa seria um desafio chegar inteiro na Vila Olímpia, então suspeito que eu vá usufruir do privilégio em pedalar às margens do Rio Pinheiros quando tudo estiver terminado. Mas quem sabe até lá eu já tenha ido a lugares muito piores...

Se o trecho pronto da ciclovia tem quase 15 Km, quando estiver pronta vai ser um tesão pegar do começo ao fim e voltar só para dizer que estive na represa Billings, somado aos lugares já explorados até o momento futuro.

Bom, espero que muitas outra ciclovias estajam em projeto ou até em construção pela cidade de São Paulo. Afinal, reza a lenda que o trânsito irá parar em 2013. Embora um ano depois do fim do mundo, é preciso se previnir desse problema. Além disso, pedalar faz bem pra saúde e pra satisfação mental.


(projeto Cachoeirinha-Interlagos sem ciclovias e com 'emoção')

(ciclovia inaugurada dia 27/02/2010 - amanhã, na Marginal Pinheiros)

2 comentários:

  1. Fontes:
    http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2010/02/25/ult4469u53865.jhtm

    http://noticias.r7.com/sao-paulo/fotos/ciclovia-com-14-8-km-sera-aberta-no-sabado-20100225-14.html

    ResponderExcluir
  2. Há esperança! ;)

    O esquema da bicicleta é sempre pelas bordas...

    asb

    ResponderExcluir